Prestação de serviços que dão dinheiro: Fluxo de caixa

Você conhece fluxo de caixa e sabe qual são os tipos de prestação de serviços que dão dinheiro? Basta continuar a leitura para ficar atento a esses assuntos.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o dinheiro que está se movimentando dentro e fora do seu negócio em um mês. Embora às vezes pareça que o fluxo de caixa só vai para um lado – fora do negócio – ele flui para os dois lados. É uma das formas de prestação de serviços que dão dinheiro. 

O dinheiro está vindo de clientes ou clientes que estão comprando seus produtos ou serviços. Se os clientes não pagarem no momento da compra, parte do seu fluxo de caixa é proveniente de cobranças de contas a receber .

O dinheiro está saindo do seu negócio na forma de pagamentos de despesas, como aluguel ou hipoteca, em pagamentos de empréstimos mensais e em pagamentos de impostos e outras contas a pagar.

Pense em “fluxo de caixa” como uma imagem da sua conta corrente de negócios  . Se mais dinheiro está chegando do que saindo, você está em uma situação de “fluxo de caixa positivo” e você tem o suficiente para pagar suas contas. Se mais dinheiro está saindo do que entrando, você corre o risco de ser descoberto, e você precisará encontrar dinheiro para cobrir seus descobertos. É por isso que as novas empresas normalmente precisam de capital de giro, na forma de um empréstimo ou linha de crédito, para cobrir a escassez de fluxo de caixa.

Prestação de serviços que dão dinheiro

Para algumas empresas, como restaurantes e alguns varejistas, o dinheiro é realmente em dinheiro – moeda e papel-moeda. A empresa recebe dinheiro dos clientes e às vezes paga suas contas em dinheiro. As empresas de caixa têm um problema especial em manter o controle do fluxo de caixa, especialmente porque podem não rastrear a receita a menos que haja faturas ou outros documentos. Empresas de dinheiro são mais em risco de ser auditados pelo IRS .

Por que o fluxo de caixa é tão importante

Como prestação de serviços que dão dinheiro, a falta de dinheiro é uma das maiores razões pelas quais as pequenas empresas falham.

A Administração de Pequenas Empresas diz que “reservas de caixa inadequadas” são uma das principais razões pelas quais as startups não são bem-sucedidas. É chamado de “ficar sem dinheiro” e vai acabar com você mais rápido do que qualquer outra coisa.

Fluxo de caixa ao iniciar um negócio

Lidar com problemas de fluxo de caixa é mais difícil quando você está iniciando um negócio. Você tem muitas despesas e o dinheiro está saindo rápido. E você pode não ter vendas ou clientes que estão pagando você. Você precisará de outras fontes temporárias de dinheiro, como por meio de uma linha de crédito temporária , para levá-lo a uma situação positiva de fluxo de caixa.

Fluxo de Caixa vs. Lucro

É possível que o seu negócio tenha lucro, mas não tenha dinheiro. Como isso pode acontecer? A resposta curta é que o lucro é um conceito contábil, enquanto o dinheiro, como mencionado acima, é apenas o valor da conta corrente do negócio. Você pode ter ativos, como contas a receber (dinheiro devido a você pelos clientes), mas se você não puder cobrar o que deve, você não terá dinheiro.

Seu sistema de contabilidade também pode mostrar uma diferença entre dinheiro e lucros. Se o seu negócio é executado na contabilidade de exercício, você reconhece a receita quando a fatura é enviada, mesmo que o cliente não tenha pago. Nesse caso, você pode mostrar um lucro, mas não o dinheiro.

Como analisar o fluxo de caixa

A melhor maneira de acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio é gerar um relatório de fluxo de caixa.

Uma demonstração de fluxo de caixa examina a alteração em dinheiro (neste caso, sua conta corrente de negócios), em diferentes atividades de negócios e aumentos ou reduções em outras contas no balanço patrimonial da empresa.

Por exemplo:

  • O que acontece com dinheiro se um cliente pagar uma conta?
  • O que acontece com dinheiro se sua empresa comprar suprimentos?
  • O que acontece com dinheiro se você comprar um computador?
  • O que acontece com dinheiro se você pagar um empregado ou um contratado independente?

Às vezes, você pode precisar acompanhar o fluxo de caixa semanalmente, talvez até diariamente. E saber sobre prestação de serviços que dão dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *