Qual a importância do plano de negócio de uma empresa?

Ao escrever o plano de negócio de uma empresa e antes de começar a usá-lo, considere o seguinte:

Faça sua pesquisa  – Você precisará tomar algumas decisões sobre o seu negócio, incluindo estrutura, estratégias de marketing e finanças antes de concluir seu plano. Por ter as informações certas para entregar, você também pode ser mais preciso em suas previsões e análises.

Determine para quem o plano de negócio de uma empresa é  – tem mais de um propósito? Será usado internamente ou terceiros estarão envolvidos? Decidir o propósito do plano pode ajudá-lo a direcionar suas respostas. Se terceiros estão envolvidos, em que eles estão interessados? Embora não assuma que eles estão apenas interessados ​​na parte financeira do seu negócio. Eles estarão procurando por todo o pacote.

Não tente concluir seu plano de negócios do início ao fim . Primeiro, decida quais seções são relevantes para o seu negócio e separe as seções que não se aplicam. Você sempre pode voltar para as outras seções mais tarde.

Obtenha alguma ajuda – Se você não estiver confiante em concluir o plano sozinho, poderá solicitar a ajuda de um profissional (por exemplo, Business Enterprise Centre, consultor de negócios ou contador) para examinar seu plano e fornecer recomendações.

Valores reais x valores esperados – os negócios existentes podem incluir números reais no plano, mas se o seu negócio estiver apenas começando e você estiver usando os valores esperados para o volume de negócios e finanças, precisará mostrar claramente que esses são valores esperados ou estimativas.

Escreva seu resumo por último – Use o mínimo de palavras possível. Você quer chegar ao ponto, mas não ignorar fatos importantes. Esta é também a sua oportunidade de se vender. Mas não exagere. Você quer que possíveis bancos, investidores, parceiros ou atacadistas sejam capazes de ler rapidamente seu plano, considerá-lo realista e motivado pelo que lêem.

Reveja – Seu plano de negócios está lá para causar uma boa impressão. Erros só prejudicam sua imagem profissional, então peça a um número de pessoas imparciais para revisar seu plano final.

O que incluir em um plano de negócio de uma empresa?

Um plano de negócio de uma empresa fornece orientação, mantendo você no caminho certo e geralmente é uma exigência quando você procura financiamento. Dependendo do tipo de negócio, o plano pode incluir as seguintes seções:

Página de título – descreve o plano e inclui informações gerais sobre sua empresa. Saiba mais sobre o que incluir na página de título do seu plano de negócios .

Resumo de negócios – Uma visão geral de uma página escrita depois que seu plano de negócios é finalizado.

Sobre o seu negócio – Normalmente, isso é chamado de plano de gerenciamento ou plano de operações. Abrange detalhes sobre o seu negócio, incluindo estrutura, registros, localização e instalações, funcionários e produtos / serviços.

Sobre o seu mercado – este é o plano de marketing. Ele deve descrever sua análise de marketing do setor em que você está entrando, seus clientes e seus concorrentes. Esta seção também deve abranger suas principais metas de marketing e suas estratégias para cumprir essas metas.

Sobre o seu futuro – Esta seção aborda seus planos para o futuro e pode incluir uma declaração de visão, objetivos de negócios e principais marcos do negócio.

Sobre suas finanças – O plano financeiro inclui como você financiará seus negócios, custos e projeções financeiras. Veja a seção Finanças para obter informações detalhadas sobre o que incluir nas finanças.

Documentação de apoio – Liste todos os seus anexos sob este título em seu plano de referência. Por exemplo: cópias de procedimentos de emergência, mapas, currículos ou tabelas financeiras.

Quando você terminar o plano de negócio de uma empresa

Revise-o regularmente . O planejamento de negócios é uma atividade comercial contínua. À medida que o seu negócio muda, muitas das estratégias do seu plano terão de evoluir para garantir que os negócios ainda estão na direção certa. Ter seu plano atualizado pode mantê-lo focado em onde você está indo e garantir que você esteja pronto quando precisar dele novamente.

Distribua seu plano . Um plano de negócios é um plano de como o seu negócio será executado e revela a direção futura de sua empresa. Compreensivelmente, você vai querer ser cuidadoso com quem você mostra seu plano e evitar que sua concorrência o veja.

Proteja seu plano . Ter um entendimento com terceiros ao distribuir um plano pode ser proteção suficiente para algumas empresas, no entanto outras que têm práticas comerciais inovadoras ou produtos ou serviços podem desejar ir além e assinar um acordo de confidencialidade com cada pessoa para proteger suas inovações. Também pode ser uma boa ideia incluir algumas palavras em seu plano, pedindo ao leitor que não divulgue os detalhes do seu plano.

plano de negócio de uma empresa é muito importante. Faça o seu o quanto antes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *