Energia solar: Vantagens e desvantagens

A luz solar é uma fonte de energia renovável que pode ser convertida em energia através de  painéis solares. Antes de entender mais sobre energia solar vantagens e desvantagens é válido conhecer mais sobre esse tipo de energia.

Existem dois tipos principais de energia solar. Painéis solares fotovoltaicos (PV) convertem diretamente a energia solar em uma forma utilizável de energia usando uma célula PV como um material semicondutor. Por outro lado, a CSP ( energia solar concentrada ) concentra a energia da luz solar em um receptor de calor que transforma energia do calor em energia mecânica e, por sua vez, eletricidade solar térmica.

Agora entenda mais sobre energia solar vantagens e desvantagens. Boa leitura.

Vantagens da energia solar

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável.

Uma vez instalado um painel solar, a energia solar pode ser produzida gratuitamente.

A energia solar durará para sempre, enquanto se estima que as reservas mundiais de petróleo durarão de 30 a 40 anos.

A energia solar não causa poluição.

As células solares não fazem absolutamente nenhum ruído. Por outro lado, as máquinas gigantes utilizadas para bombear óleo são extremamente ruidosas e, portanto, muito impraticáveis.

Muito pouca manutenção é necessária para manter as células solares em funcionamento.

Não há partes móveis em uma célula solar, o que torna impossível realmente danificá-las.

A longo prazo, pode haver um alto retorno do investimento devido à quantidade de energia livre que um painel solar pode produzir, estima-se que a família média verá 50% de sua energia proveniente de painéis solares.

Veja também: Conheça a maior empresa brasileira de energia solar.

Desvantagens da energia solar

Os painéis solares podem ter ainda um preço elevado para instalar, resultando em um lapso de tempo de anos para economizar nas contas de energia e igualar os investimentos iniciais.

A geração de eletricidade depende inteiramente da exposição dos países à luz solar; isso poderia ser limitado pelo clima dos países.

As centrais de energia solar não correspondem à potência de centrais eléctricas convencionais de tamanho semelhante. Elas também podem ser muito caros para construir.

A energia solar é usada para carregar baterias, de modo que dispositivos alimentados por energia solar possam ser usados ​​à noite. As baterias geralmente podem ser grandes e pesadas, ocupando espaço e precisando ser substituídas de tempos em tempos.

Depois de ter conferido mais sobre energia solar vantagens e desvantagens, é hora de tomar a sua decisão!

Será que a energia solar é a melhor escolha para sua casa, por exemplo?

Você pode se interessar: Orçamento de energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *