Como fazer plano de negócio pronto?

Você já procurar como fazer plano de negócio pronto para a sua empresa? Pois fique sabendo que é muito importante ter um! Mas, afinal, o que há de tão bom em um plano de negócios? Pode ter certeza que muitas coisas! Com um plano de negócios, você:

  • Mapeia o futuro do seu negócio
  • Desenvolve uma compreensão profunda de como sua empresa é montada
  • Melhora consideravelmente suas chances de sucesso analisando cuidadosamente seus planos de marketing, vendas e operações
  • Planeja metas estratégicas e entenda como alcançá-las
  • Preveja quanto dinheiro você precisará ao crescer
  • Demonstre aos potenciais investidores, financiadores e parceiros de negócios que você tem um roteiro para o sucesso

Considerando todos esses benefícios, não é surpresa que ter um plano de negócios é como os melhores empreendedores criam uma estratégia para seus negócios e se mantêm organizados à medida que crescem. Eles também sabem que, com um plano, é menos provável que eles tenham problemas sérios à medida que operam seus negócios e têm maior probabilidade de resolver os problemas que surgem.

Como fazer plano de negócio pronto

Agora que você sabe porque ter um plano de negócios é importante, é hora de você sentar e criar um. Mas não está escrevendo um plano de negócios difícil? Não precisa ser! Para ajudá-lo ao longo do caminho, veja como fazer plano de negócio pronto. 

Passo 1: Brainstorm 

Primeiro, pare e pense. Faça uma lista de tudo o que você pode pensar sobre o seu negócio. O que inspirou isso? Quais produtos ou serviços serão fornecidos? Quem serão seus clientes e como você os alcançará? Onde seu negócio estará em um ano? Cinco? Esta é uma fase de brainstorming, então seja criativo, não crítico. Você também terá bastante tempo para aprimorar suas ideias nas etapas subsequentes.

Etapa 2: Delinear o resumo executivo

O resumo executivo é uma visão geral de alto nível do restante do seu plano de negócios. Também será a primeira coisa que os potenciais investidores, parceiros e credores veem sobre o seu negócio, por isso você deve reservar um tempo para acertar. Você elaborará todo o resumo na Etapa 8, mas deverá começar a escrever algumas frases para cada uma das seguintes perguntas:

  • Como você descreveria sua empresa ?
  • Quais produtos ou serviços sua empresa fornecerá?
  • Quem é seu público-alvo ?
  • Quanta concorrência sua empresa tem?
  • Qual é a proposta de valor única do seu negócio ?
  • Quem são as pessoas-chave na sua organização?
  • Quais são seus objetivos de curto e longo prazo ?
  • Quais são seus fluxos de receita projetados ?

Etapa 3: Conte a história da sua empresa com uma descrição da empresa

A próxima seção do seu plano de negócios deve ser uma descrição da empresa. Aqui, você pode apresentar os leitores à sua empresa com uma breve visão geral. Como isso começou? Qual é a sua missão? Quem são seus clientes? O que o torna único? Como é a experiência do usuário com sua empresa? Esta seção deve responder a todas essas perguntas para familiarizar os leitores com sua empresa e torná-la relevante.

Etapa 4: Explicar suas operações e estrutura de gerenciamento

Agora que você introduziu sua empresa, é hora de dar um pouco mais de detalhes sobre suas operações e estrutura de gerenciamento. Isso também ajudará seus leitores a entender o que esperar quando trabalharem com você – a experiência será marcada pela certeza ou pela frustração? É uma das formas de como fazer plano de negócio pronto. Além disso, você pode dividir esta seção em duas subseções, uma seção de operações e uma seção de gerenciamento:

Operações: aqui, explique a estrutura jurídica que você escolheu para o seu negócio, como uma sociedade unipessoal, sociedade, corporação, sociedade de responsabilidade limitada (LLC) ou sem fins lucrativos. Além disso, você deve considerar como sua escolha afetará suas operações comerciais, impostos e sua responsabilidade pessoal e escolher a opção que melhor se adapte às suas metas de negócios.

Gestão: Apresente os membros da sua equipe de gestão, o que eles farão no negócio e a experiência que eles trazem para a mesa. Inclua sua equipe de suporte e os terceiros externos que ajudarão seu negócio a ter sucesso, como contadores, advogados, consultores, fornecedores e parceiros.

Preencha as lacunas! Se você descobrir lacunas de experiência em sua equipe, também poderá preenchê-las por meio de terceirização, fornecedores e parcerias. Por exemplo, o incorporate.com ajuda as empresas a permanecerem em conformidade com os registros críticos de negócios, para que você possa se concentrar no que faz melhor sem ter de se preocupar se registrou um relatório necessário com o governo.

Etapa 5: Escreva um plano de marketing

Seu plano de marketing fornece uma visão mais detalhada de seus produtos e serviços, do mercado no qual você está lançando e de como você planeja promover seus negócios entre os possíveis clientes. Além disso, você pode dividir essa seção nas quatro subseções a seguir:

Produtos e Serviços: Nesta subseção, descreva cada produto ou serviço que sua empresa venderá e liste os recursos ou benefícios fornecidos por cada um deles. Por exemplo, você pode fazer isso através de uma narrativa ou usando gráficos ou planilhas; o que você acha que comunica melhor a informação.

Clientes potenciais: para quem são seus produtos ou serviços? Reúna o máximo de informações possível sobre seu público-alvo e use-o para responder a perguntas como: Qual é o tamanho dele? Como seu produto ou serviço melhorará a vida de seus clientes? Quais são seus comportamentos de compra? O que (ou quem) influencia suas decisões de compra?

Concorrência: Esta subseção permite demonstrar seu domínio do cenário competitivo em seu mercado. Além disso, você pode listar quais outras empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus clientes em potencial. O que essas empresas fazem bem? Onde eles poderiam melhorar? Como você vai diferenciar seu próprio negócio para atrair clientes?

Promoção: finalmente, é hora de explicar como você alcançará seus clientes. Eles vão encontrá-lo através de pesquisa online, através de programas de referência, publicidade paga, mídia social ou feiras? Também se concentre em conectar seus clientes com o que eles estão procurando, não produzindo as campanhas publicitárias mais chamativas ou “se tornando virais”.

Etapa 6: Escreva um plano financeiro

Faça a si mesmo perguntas sobre como sua empresa gastará e ganhará dinheiro, e quanto tempo levará para que sua empresa se torne lucrativa? Estas são perguntas que você precisará responder na seção financeira do seu plano de negócios. Além disso, você pode trabalhar com um contador ou consultor de negócios para desenvolver esta seção do seu plano, mas lembre-se de que ele evoluirá à medida que sua empresa crescer.

Etapa 7: Incluir recursos e referências

A última seção de como fazer plano de negócio pronto deve ser um apêndice com todos os documentos, estudos, pesquisas, licenças e pesquisas mencionadas em outras partes do plano. O que você inclui irá variar dependendo do que você confiou na elaboração do seu plano de negócios. Além disso, você deve incluir apenas o que é necessário para apoiar o que você disse em outro lugar.

Etapa 8: Revise seu plano de negócios e escreva o resumo executivo

Por fim, você está pronto para revisar seu trabalho e finalizar o resumo executivo que você descreveu na Etapa 1. Certifique-se de que seu plano de negócios apresente uma imagem coesa e atraente de sua empresa em um formato completo e profissional. Em seguida, pegue os componentes cruciais de cada seção e use-os para criar um resumo executivo envolvente que atraia o leitor para o restante do plano de negócios.

Se você está planejando iniciar um novo negócio agora é o momento perfeito para começar a trabalhar no seu plano de negócios. Além disso, se você já tem um negócio, mas nunca criou um plano de negócios para ele, nunca é tarde demais para fazê-lo. Depois que você já aprendeu como fazer plano de negócio pronto, é só colocar em prática. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *